PALESTRAS

DIA 27

Raoni Maciel e
Arthur Barbosa

Ao pensarmos nos jogos em ambiente docente, muitas dúvidas e comentários vem a tona. As dificuldades atribuídas a novas práticas na educação são inerentes devido ao formato medievalesco que o processo de educação formal tomou nos anos de existência. Como vencer/contornar esses desafios? Um sucesso de 20 seria suficiente? O presente trabalho busca refletir acerca dos fazeres de jogos na educação, suas aproximações e afastamentos da nossa realidade cotidiana, principalmente no ambiente escolar.

Fernando Brauner

RPG e Educação.

Jowezito

Na tentativa de animar novos criadores de sistemas e historiadores, tentarei trazer nesse video o incentivo e as explicações comuns que impedem jogadores de entender ou abraçarem sistemas novos, além da barreira da insegurança que é plantada nos mestres que criam seus sistemas ou que têm dificuldades com jogadores sobre seus sistemas.

Eduardo Filhote

Bleeding é como se chama o efeito psicossomático de nos permitirmos ser influenciados (e influenciar) personagens durante o ropleplay ou desenrolar do jogo de RPG. Podendo ser um efeito positivo ou negativo, o Bleeding pode ser uma ótima ferramenta de aprendizado e desenvolvimento social e psicológico.

Perseu Bastos

A palestra será sobre um novos Sistema de RPG: brasileiro chamado sistema P3. O sistema P3 é um sistema livre e integrado às ferramentas digitais para otimizar o tempo de criação de personagens e seguir direto para a diversão.

Regras Simples: O sistema foi pensando para dar agilidade nas decisões dentro do jogo, possibilitando uma jogabilidade equilibrada entre regras sem impedir a criatividade dos jogadores.

Fichas de rápido e fácil preenchimento: As fichas possuem em seu verso um resumo para o preenchimento. As classes, raças e itens estão disponíveis em cartões, o que facilita o preenchimento dos jogadores simultâneo.

Fácil de transportar: Criamos não um livro de regras, mas um kit para jogar do tamanho de uma agenda, evitando peso no transporte.

Atende jogadores de todos os níveis: Sua didática no preenchimento, e facilidade de acessar as informações em cards e livretos auxilia narrador e jogares de todos os níveis na hora do jogo.

"Prof. Xavier"

A presente proposta de palestra visa promover reflexões acerca das potencialidades do RolePlay Game (RPG) como ferramenta pedagógica para o ensino de história africana e afrobrasileira em sala de aula. Nesse sentido, contribuindo para a valorização da memória da população negra e redimensionando o papel social desse grupo na construção da história do Brasil.

Vitoria Faria

Um breve histórico sobre como pessoas transgênero foram abordadas em RPGs de mesa até hoje e uma conversa sobre como lidar com esse recorte em publicações futuras.

Ana "Dabs"

O universo dos jogos de mesa divide-se basicamente em jogos de tabuleiro (e dados e cartas...) e RPG. Mas, para além dessa divisão meramente funcional, jogadores e criadores transitam entre os hobbies, trazendo mecânicas e componentes de jogos de tabuleiro para enriquecer a experiência de suas aventuras de RPG, e também emprestando a criatividade e liberdade das narrativas RPGísticas pra adicionar aquele sabor épico todo especial à jogatina de board! Atualmente, vem crescendo também o número de títulos que buscam ocupar ambos os nichos: assim como um bom jogador de D&D pode jogar uma partida do jogo de tabuleiro de Tiranos de Umbreterra, um tabuleirista fã de Gloomhaven poderá em 2023 explorar mais a fundo o universo do jogo no anunciado RPG de Gloomhaven. Além disso, títulos nacionais de sucesso como For The Quest e DesConfronto nascem já nesta vanguarda de expandir o tabuleiro para o RPG e vice-versa. Nós, do canal Pra Quem Gosta, somos apaixonados pelos dois hobbies, e nada melhor do que fazer aquela mistureba boa, não é?! Então nesta palestra, a gente quer conversar com o pessoal pra trocarmos ideia sobre a maior estratégia de todos os tempos em qualquer jogo: Adaptar e Crescer! Bora conversar sobre as pontes que já existem entre RPGs e jogos de tabuleiro, e ir além discutindo ideias de como é possível adaptar conteúdos de uma mídia para outra, que benefícios o "board" pode trazer pro RPG e viceversa, e como o cenário brasileiro, criativíssimo, só tem a ganhar e crescer com este tipo de produção! Pra Quem Gosta de jogos, vem com a gente!

Taverneira

Nessa palestra iremos dar dicas e ensinar como ter uma mesa saudável de RPG com muito respeito e diversão entre os jogadores e os personagens, e também como manter a mesa saudável, antes, durante e depois do jogo. Esse tema será para mestres e jogadores.

Newton Nitro

Como improvisar em RPGs.

D20Rafa

Após minha apresentação e agradecimentos irei começar apresentando brevemente oque é RPG, pois parto do princípio que os participantes já conhecem o jogo. Logo após apresentarei como foi o surgimento do RPG e quais foram os primeiros RPGs que se seguiram após Dungeons & Dragons entre a década de 80 e 90 (Call of Cthulhu, GURPS,Traveller, Vampire). Seguindo essa sequência cronológica passo a apresentar os primeiros RPGs que surgiram no Brasil (Tagmar, Bandeirantes, Defensores de Tóquio e Tormenta). Em seguida, apresento o RPG na pesquisa, falo sobre a primeira tese em 1997 da Dr. Sonia Rodrigues. Sigo neste tópico apresentando as diversas áreas do conhecimento em que há publicações científicas a respeito do uso do RPG, em seguida apresento um gráfico de diversidade de publicações científicas em diversas áreas do conhecimento diferentes, levantamento de trabalhos publicados entre 2000 e 2019. Após isso apresento a ideia de “Saberes docentes” a partir da obra de Maurice Tardiff "Saberes Docentes e formação profissional”, onde ele apresenta quatro saberes que compõem o professor, estes são: Saberes da Formação Profissional; Saberes Disciplinares; Saberes Curriculares; Saberes Experienciais. Com isso começo a traçar os paralelos entre o narrador de RPG e o Professor, propondo a ideia de Saberes Experienciais do Mestre-Docente. Apresento então as semelhanças da prática docente com a prática de mestrar RPG, como por exemplo: planejar o encontro; mediar conflitos; criar condições para o protagonismo; construir uma história; envolver os alunos; mediar o conhecimento; criar situações problema; criar cenários de interação e mediar essas interações; avaliar. Com isso, construo uma reflexão sobre como a prática narrativa durante o RPG promove o contato com essas situações tão importantes para prática docente, e como o desenvolvimento de uma influência positivamente na execução da outra Fecho a palestra falando das potencialidades desenvolvidas a partir do jogar RPG, tanto no âmbito educacional/pedagógico, quanto no âmbito da recreação, pois sempre há o potencial de trabalhar diferentes perspectivas de desenvolvimento pessoal durante uma sessão de RPG.

Fábio Medeiros

O RPG tem como cerne a criação de uma narrativa, sempre lidando com conflitos e tomadas de decisão. Os jogadores lidam com essas questões normalmente, e com isso estão vivenciando situações que podem ser extrapoladas para o mundo real. Nessa palestra vamos falar sobre a incidência usual de escolhas relevantes durante o jogo, bem como de um planejamento didático ao construir os roteiros do RPG para discutir sobre temas de acordo com a intencionalidade de um mediador. Para exemplificar vão ser citadas ações aplicadas em ambientes educacionais que abordam educação ambiental, movimentos sociais e relações interpessoais.
DIA 28

Peregrinow

As repercussões da OGL 2.0 do D&D influenciaram e muito o mundo do RPG, com diversas iniciativas de criadores de conteúdo, empresas e sistemas fora do D20 revisando suas políticas e licenças de publicação de jogos. Com a Apocalypse Engine não foi diferente e os criadores do Apocalypse World parecem dispostos a lançar um SRD para jogos Pbta, o que pode mudar quais jogos e como eles serão classificados agora. Vamos discutir um pouco sobre o tema e conjecturara sobre o futuro e sobre como o Pbta pode mudar?

Filipe Lutalo

A aventura de rpg possui muitos elementos para que ela seja um sucesso. Três deles são essenciais e devem estar em qualquer tipo de sistema e aventura. Vamos descobrir juntos quais são essas "3 COISAS ESSENCIAIS EM UMA AVENTURA" de RPG

Henrique Ciconello Filho

Dicas de como criar cenário e cenas para Storyteller com foco em Mago A Ascensão.

Marcelo Gaifem

Como mestrear um RPG de terror, vou dar dicas de como criar clima da campanha, como usar sons, narração e imagens para dar o clima da campanha, onde pegar inspiração como usar filmes, series, livros para usar em sua campanha, cuidados ao mestrear campanhas de terror, como terror tem temas sensíveis, como uma sessão zero pode ajudar, com uma conversa e uma ficha de gatilhos são bons aliados.

Philip de Souza

Fundamentos para criação de novas histórias. Dicas de interação com os personagens para enriquecer a campanha. Os desafios para juntar um grupo. Afinal, Metajogo é aceitável ou não?

Diego Ricardo Sabka

A atividade de interpretar papéis, o role-play, afeta nosso desenvolvimento e permite compreendemos diferentes realidades. Em sala de aula, ela pode ser utilizada como uma forma lúdica para o aprendizado ou ainda, para analisarmos diferentes contextos e situações.

Arusha Oliveira

O Brasil possui uma cultura muito rica, e bem diversificada. Temos danças, músicas e, claro, nossa mitologia - o folclore. O folclore é uma manifestação cultural de cada região que, se integra por todo o país. E, essa cultura já foi, e ainda está sendo, muito bem representada em jogos de RPG. Nesse vídeo, veremos como é diversificado, e pode ser bem divertido, usar vários elementos da cultura brasileira nas mesas de RPG.

Psicóloga Kelly Marise C. Ferreira

Reflexões sobre as diferentes formas pelas quais o luto, enquanto uma reação a perdas, pode surgir num RPG. O que acontece e o que fazer quando NPCs que amamos, nossos próprios personagens, seus objetivos ou até as aventuras em si encontram seus fins?

Renato (Dex)

Balancear combates pode ser complicado, mas nessa palestra vamos falar sobre as melhores práticas para criar combates balanceados entre inimigos e personagens!

Mestre Agostinho

Abordagem sobre como os atuais sistemas, em especial os de fantasia medieval, precisam se reinventar para emular as novas tendências de filmes e séries. Ao final do vídeo, propaganda do meu Sistema, atualmente em financiamento coletivo.

Rodrigo Semente

Na palestra apresentarei o evento RPG de Preto, suas duas (ou três) edições anteriores, a concepção do evento, a equipe que sempre ajudou com o mesmo, o relato de experiência na elaboração e execução do mesmo, sobre como será o RPG de Preto 2023 e perspectivas futuras.

Edson
"Druida das Pradarias" Jr

Mostrar como o cenário nacional de RPG chegou e evoluiu no Brasil até os dias de hoje e quais foram as participações da RPGBrasil dentro deste cenário.

RPGCON É UM PROJETO DA RPGBRASIL

:: Sua Imaginação é o Limite! ::.

IMPORTANTE: Todo conteúdo apresentado por terceiros (palestras, mesas de jogos, indie, etc) são de inteira responsabilidade de seus produtores, o conteúdo apresentado não representa necessariamente a opinião da RPGCON. Caso visualize algum problema entre em contato conosco:: rpgcon@rpgbrasil.com.br

Design by Alessandro "Fininho" 💀